Notícias

Postada em 26/02/2018

Governo do Estado notifica bancos e financeiras de crédito


As instituições deverão apresentar a forma que empréstimos estão sendo oferecidos

 

O Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Procon-PE notificará as empresas financiadoras de créditos e bancos. A decisão foi anunciada após reunião, realizada na última sexta-feira (23.02) com representantes dessas instituições.

 Na ocasião, o órgão de Defesa do Consumidor falou da grande demanda de consumidores que reclamam por estar com todo o salário comprometido pagando empréstimos. “Muitos não possuem margem para conseguir novos empréstimos e mesmo assim esses são aprovados”, explicou o secretário de Justiça, Pedro Eurico.

As empresas terão que mostrar quais os empréstimos são oferecidos, a forma que são oferecidos e se os consumidores recebem as informações necessárias antes de assinar qualquer tipo de financiamento. O prazo para apresentar essas informações é de 10 dias, expirando no dia 07 de março.  A partir daí poderá ser aberto um processo administrativo.

NAS – No Procon-PE funciona o Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS) onde a grande maioria está com toda renda comprometida pagando dividas, na sua maioria empréstimos (consignados e pessoais). No Núcleo há um acompanhamento financeiro e psicológico, além de negociações que se encaixe no bolso do consumidor.