Notícias

Postada em 16/03/2017

Procon divulga dados oficiais de atendimento

Todos os Procon’s do Brasil, por imposição legal ao Art. 44 do Código de Defesa do Consumidor, que fala que: “os órgãos públicos de defesa do consumidor manterão cadastros atualizados e publica-los”, o Procon-PE de Pernambuco divulga um raio do consumidor que procura o órgão no Estado.

Em 2016, o órgão atendeu 29.124 consumidores, dos quais 54,98% são mulheres e a maioria encontra-se entre os 31 e 40 anos de idade. A maioria das reclamações são cobranças de taxas indevidas.

Estão entre as 10 mais empresas mais reclamadas: Oi Fixo; Celpe; Compesa; Motorola; Oi Móvel; Cardif do Brasil; Sky; Eletro Shopping; Samsung e Caixa Econômica Federal.

Todo cidadão tem acesso ao cadastro estadual de reclamações. O de Pernambuco estará disponível na sede do órgão, localizado na Rua Floriano Peixoto, 141, bairro de São José.

A divulgação do cadastro apresenta não só os nomes dos fornecedores, mas uma análise dos atendimentos feitos pelo Procon/PE durante o período de 12 (doze) meses no ano de 2016. A lista de Reclamações Fundamentadas constantes neste cadastro reflete, também, a conduta de resolutividade de fornecedores de produtos e de serviços existentes no mercado de consumo.