O Procon-PE, órgão vinculado a
Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), fechou o ano de 2016 com
67.655 pessoas atendidas em todo o estado. Desse total, 28.971 geraram
reclamações. Entre as empresas mais reclamadas estão a Celpe e as de
telecomunicações.
O primeiro lugar ficou com a Celpe
com 944 reclamações durante o ano. Entre os problemas mais apresentados pelos
consumidores em relação a companhia de energia estão: cobrança abusiva ou
indevida.
A grande procura para abertura de
reclamações contra a Celpe é um dado que também se reflete nos mutirões
realizados pelo órgão de defesa do consumidor. Em todos os mutirões realizados
ano passado a grande procura por negociação era com a Companhia Energética.
Os 2º e 3º lugares ficaram com OI,
com os serviços fixo e móvel. Ainda entre as 10 mais reclamadas na área de
telecomunicações estão: Motorola; Samsung e TIM Nordeste. O grau de
resolutividade nas audiências realizadas pelo órgão estadual é de 80%.
Para abrir uma reclamação no
Procon-PE o consumidor deve comparecer a uma de nossas 59 unidades, munido
de carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. É preciso levar
também documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de
serviço, fatura, comprovante de pagamento e/ou contrato, entre outros.
Ranking das 10 empresas mais
reclamadas de 2016
1º Celpe - 944
2º Telemar – OI Fixo - 761
3º Oi Móvel - 522
4º Compesa - 507
5º Eletro Shopping - 472
6 º Cardif do Brasil Seguros - 443
7º Motorola - 442
8º Caixa Econômica Federal - 425
9º Samsung Eletrônica -380
10º Tim Nordeste - 363